Olá pessoal! 
Hoje eu vim esclarecer alguns termos e expressões que nós cacheadas e crespas usamos e que muitas pessoas que estão entrando agora nesse mundo não entendem o que queremos dizer.
Vamos la: 


1- TRANSIÇÃO CAPILAR: É o período que você decide parar de fazer química e deixa o cabelo natural crescer. O período de tempo que você espera seu cabelo crescer e faz o Big Chop é chamado de transição. 

2- TEXTURIZAÇÃO: É uma técnica normalmente utilizada por quem está na transição capilar e quer disfarçar a parte alisada do cabelo. Pode ser feita com tranças, coquinhos twists e etc. (Post Aqui)

3- BIG CHOP ou BC: Em português quer dizer Grande Corte, que é quando você retira toda parte alisada no cabelo após algum tempo de transição deixando somente o cabelo natural.

4- CRONOGRAMA CAPILAR: É uma rotina de cuidados dividida em H, N e R.
Onde H é hidratação, N é nutrição e R é reconstrução. (Post Aqui)

5- LOW/NO POO:  Também é uma rotina de cuidados que consiste em não utilizar produtos que contenham sulfatos, parafinas, petrolatos ou silicones insolúveis na fórmula. 

6- CO-WASH: Técnica de lavar o cabelo com condicionador. Essa técnica normalmente é utilizada por quem faz NO POO porque não usa shampoo na
hora de lavar o cabelo.

7- MÉTODO L.O.C: É uma forma de finalizar o cabelo utilizando Liquid, Oil end Cream, que é Água, Óleo vegetal e Creme de pentear - Sempre nessa sequência.

8- LEAVE IN: Termo em inglês que é o mesmo que creme de pentear. 

9- DAY AFTER- É o dia seguinte do dia que você lavou e finalizou o seu cabelo.

10- UMECTAÇÃO: É a técnica de passar óleo vegetal em todo cabelo e deixar agir por um determinado tempo para que o cabelo possa absorver os nutrientes. (Post Aqui

11- FITAGEM: Técnica de finalizar o cabelo aplicando creme mecha a mecha e fazendo fitas com os dedos ou pente para o cabelo ter mais definição.

12- DEDOLISS: Também é uma forma de finalizar o cabelo passando creme mecha a mecha e enrolando com os dedos formando os cachos mais definidos.

13- PLOPPING: É uma forma de secar o cabelo amarrando uma toalha ou camisa de algodão após finalizar e quando soltar os cachos estarão mais definidos. 

14- REVITALIZAÇÃO: É uma técnica de reativar os cachos desfeitos ou amassados no Day After utilizando normalmente água e creme.

Então é isso! Espero ter tirado as dúvidas de quem não entende muito dessa 
linguagem crespa. 

Um Xero